top of page
Buscar

PEQUENAS AÇÕES, GRANDES REAÇÕES #1 - Redações: Cerimônia de Apresentação

  • Foto do escritor: Yago Ferreira
    Yago Ferreira
  • 25 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de jan. de 2018


Todos eufóricos. Faltando apenas um dia para a Cerimônia de Apresentação dos resultados da longa revitalização da Sala de Leitura e os trabalhos ainda não haviam sido encerrados. Aliás, ainda faltavam os arranjos de som para serem testados, os preparativos finais da Sala de Leitura, ambientação e o preparo de um roteiro físico e mais elaborado, que até então estava apenas na nossa cabeça.


Tínhamos a consciência da real necessidade de uma cerimônia de abertura, que fosse algo além de uma simples inauguração e a entrega de mais um projeto concluído, mas que trouxesse a carga emocional, o sentimento de dever e comprometimento, da determinação que nos acompanhou e nos marcou profundamente, de forma única, como uma revitalização pessoal. Além da fé, nos nossos esforços e no sentido de protagonismo com toda a comunidade escolar.


Fortemente alinhado com meus valores, Pietro Modenutti, nosso colaborador mais antigo da Sala de Leitura, membro da última formação do grupo SuperAção Jovem e exemplo do protagonismo juvenil na comunidade escolar, me inspirou na realização de um sarau, uma das manifestações culturais que mais caracterizou o conteúdo predominante da Sala. Ideias vinham e passam para o papel com veracidade. Ficando assim estabelecido: precisávamos de um sarau.


Com um planejamento dividido em duas partes, sendo a primeira referente as produções literárias que seriam apresentadas na cerimônia acompanhadas por mim, busquei explorar do talento admirável dos nossos jovens parceiros suas lembranças e ligações com a literatura, da importância e significado em suas vidas por meio de seus textos.


A segunda parte, responsável pelo arranjo técnico, ficou sob os cuidados meticulosos do Pietro. Passagem de som, testes de microfones, localização ideal da caixa de som, melhor posicionamento das crianças no momento da apresentação entre outros arranjos foram pessoalmente assistidos por ele e toda sua experiência.

A iniciativa das redações não se restringe apenas ao sarau. Explorar por meio das habilidades dos jovens e das crianças permitiu durante a realização da ação um debate bem aguçado sobre a literatura, sua essencialidade e os efeitos de sua ausência, além de contar com os depoimentos particulares dos escritores, que incentivou não somente os demais a escreverem, mas a nós mesmos, responsáveis pelo projeto, de repensarmos muitas das nossas considerações acerca da literatura e da necessidade de incentivo de ações como estas com maior abrangência.

Aos poucos, em meio as conversas e brincadeiras, relembrando clássicos que embalaram suas experiências, nossos escritores aprendiam sobre respeito, literatura, protagonismo, além de exercitarem a memória sempre que um membro do grupo não se lembrava de um título. E claro, ensinando a cada um de nós conceitos importantes sobre o meio em que estamos inseridos, da capacidade avançada de nossas crianças e muitos outros que, mesmo passada a experiência, estamos desvendando aos poucos.


ree

ree

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Um pouquinho sobre mim

Apesar de ser direto, tentar descrever alguém em pouquíssimas linhas é uma atividade ingrata, pois, como escolher de uma vida inteira de...

 
 
 

Comments


© 2023 by Odam Lviran. Proudly created with Wix.com.

bottom of page