top of page
Buscar

Um pouquinho sobre mim

  • Foto do escritor: Yago Ferreira
    Yago Ferreira
  • 26 de dez. de 2017
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de jan. de 2018

Apesar de ser direto, tentar descrever alguém em pouquíssimas linhas é uma atividade ingrata, pois, como escolher de uma vida inteira de acontecimentos, cada um mais único e com sua importância, os principais eventos acadêmicos, profissionais ou seus melhores feitos?


Mas como nada é impossível, fiz uma síntese bem simples, mas para os que partilham do mesmo descontentamento, existe sim uma versão bem mais explicativa. Mas muita calma, nada muito grande, então relaxe e descubra um pouco mais sobre mim.


Nasci em Bauru, no interior do estado de São Paulo, e desde pequeno já me via envolvido com os princípios e valores que me formariam mais tarde como profissional, cidadão e voluntário. Filho de um talentosíssimo escritor, que não teve a oportunidade de se publicar, mas que publicou em versos sua vida, sonhos e pesadelos. O mesmo foi quem me deixou de herança um sobrenome carregado de lembranças, lutas e histórias. Grande professora, minha mãe me ensinou ainda cedo a traçar as primeiras linhas que futuramente iriam se converter em um livro, poesias, histórias e muitos outros trabalhos, em cima ou não, dos palcos da escola. É professora somente com a formação que a vida humilde lhe deu, mas mesmo assim, não deixou de me ensinar as coisas simples, as complexas e outras que eu iria conhecer muitos anos depois.


Fui descoberto como escritor ainda na sétima série, na E.E Ernesto Monte quando um dos meus grandes mestres, o professor de Língua Portuguesa Thiago Gomide, leu meus primeiros rabiscos. Investindo e apostando alto em mim, me apresentou à Sala de Leitura Ernesto Monte, onde ganhei espaço, voz e muitas páginas.


A Sala de Leitura Ernesto Monte foi um dos primeiros palcos que tive o orgulho de pisar, e de dividir com escritores, atores, dançarinos e mestres ricos em conhecimento, experiência, trabalho e talento. Ali, durante 2013 e 2017, tive o prazer de participar como escritor, aprendendo novos gêneros, explorando meu potencial em enredos que originaram teatros inteiros, contribuíram para muitos outros e deram uma grande "mãozinha" em diversas apresentações. O significado de protagonismo estava e sempre esteve presente do início ao fim de cada projeto, esse mesmo sentido foi a motivação que me colocou no palco interpretando também poesias de grandes autores, textos de diversos escritores, ao lado de mentes brilhantes do grupo Expressão Poética da Acadêmia Bauruense de Letras no Festival Internacional de Poesia "Palabra en El mundo" e em outros saraus ao longo de 2016 e 2017, e representando no mesmo palco outras formas de arte.


Em 2017, após muitas mudanças ocorridas na escola, inicio o projeto de Revitalização da Sala de Leitura, coordenando uma gloriosa reforma, das prateleiras até o teto. Um simples gesto para revitalizar sonhos, recuperar memórias e trazer o brilho costumeiro de um verdadeiro santuário. O projeto, mobilizou alunos de todos os períodos da escola, professores e equipe gestora, em um trabalho árduo, que durou três incríveis meses e contou com o apoio vital e de grande importância da Superintendência Estadual do Banco do Brasil (Superintendência de Varejo e Governo SP Oeste) da cidade, ao qual faço parte como menor aprendiz. No mesmo ano, após o Projeto de Revitalização, empenhei esforços ainda como voluntário, mas desta vez, como responsável pela Sala e como "professor", desempenhando projetos como o Projeto Mural, Pequenas ações, grandes reações #1, e o projeto Pequenas ações, grandes reações #2, visando estimular a conexão da comunidade escolar em um todo, o protagonismo juvenil além de estimular crianças, gestores e professores a utilizarem do senso crítico para apontarem problemas e possíveis melhorias para o espaço em que estão inseridos.


Em julho do mesmo ano, após três anos de ofício e mais alguns meses de editoração, publico em julho o meu livro Poesias ao vento..., que atinge um marco incrível de disponibilidade em mais de cinco países pela Amazon.com. A realização de um grande sonho.


Ao decorrer do ano de 2017, participei de ações voluntárias como cerimonialista e responsável técnico na Jornada Adolescente Aprendiz - Saúde, em parceria com a Rede de Assistência Socieducacional Cristã - RASC, e muitas outras pequenas ações na Sala de Leitura.


Atualmente, trabalho como menor aprendiz na Super Oeste, voluntário assíduo da Sala de Leitura, escritor nos tempos livres e me mantenho sempre na busca por novos trabalhos voluntários e novas causas, onde eu posso ser útil e cultivar ainda mais esse amor pelas relações.





 
 
 

Kommentare


© 2023 by Odam Lviran. Proudly created with Wix.com.

bottom of page